Mudamos de endereço. Acesse:

http://filhinhosdamamae.com.br/

sábado, 13 de outubro de 2012

Feijoadinha do bebê - Aprovadíssima!

Feijoadinha do bebê
 
Minha menininha, agora com 11 meses, está ficando mais exigente com os sabores. Até a semana passada eu não usava nada de sal no preparo de suas papinhas salgadas (mas sempre usei temperos como alho, salsinha, manjericão...). Mas ela começou a recusar a papinha do almoço. Como  está na creche, e sempre janta bem por lá, imaginei que o sal estava fazendo falta nas papinhas daqui de casa. Hoje resolvi fazer uma comidinha especial: uma feijoada para meu bebê. Ficou desesperada. Comeu muito!!! Repitiu agora no jantar feliz da vida. Aprovadíssima. Como ela só tem 2 dentes, precisei amassar com um garfo, mas tirei a foto antes disso.
  • Pique aproximadamente 60g de músculo cozido* bem pequeno (desfiado + picado).
  • Em 1 panela (de preferência de cerâmica) refogue 1/2 dente de alho em 1/2 colher de sopa de óleo (uso canola). Adicione: a carne e 2 conchas de feijão mulatinho cozido**.
  • Adicione 1 cenoura picada em rodelinhas (lavo bem com uma escovinha, mantenho a casca).
  • Adicione 1/2 beterraba ralada (isso vai dar uma cor linda ao prato, parece que usou molho de tomate).
  • Coloque 1,5 xícara de água e 2 colheres de sopa bem cheias de arroz integral e deixe cozinhar por 20 minutos.
  • Confira que o arroz e a cenoura estejam macios. Amasse a cenoura com um garfo.
  • Finalize com coentro fresco picadinho.
DICAS DA MAMÃE
* Cozinhe 500g de músculo picado em cubos (de aproximadamente 20g cada) em 1 colher de sopa de óleo e 1 dente de alho e 1 colher de sopa de molho shoyo (vai servir como sal). Depois de refogado, adicione  água até que cubra e deixe cozinhar em panela de pressão por 30 minutos. Depois de frio, congele em pequenas porções e vá usando conforme for preparando as papinhas (se sobrar caldo, guarde para também incorporar às papinhas).
** Cozinhe o feijão normalmente (logicamente não é para cozinhar com bacon, linguiça e essas coisas) e coloque em forminha de gelo. Leve ao congelador. Quando estiver bem congelado, desenforme e guarde em um saco plástico. Conforme for preparando as papinhas, coloque um ou dois desses cubos ricos em ferro e proteína.
Obs: O arroz polido cru contém basicamente carboidratos (80%). O polimento do grão integral provoca perdas consideráveis de certos nutrientes, tais como lipídios e tiamina (cerca de 80%), fibra e niacina (até quase 70%) e ferro e zinco (em torno de 50%).  Por isso, tente sempre optar pelo arroz integral.
 O poder do arroz com feijão
A  combinação do feijão com arroz é perfeita.  Os aminoácidos deficientes no feijão são justamente os que estão presentes no arroz. O arroz é pobre no aminoácido lisina, presente no feijão. Este por sua vez, não possui o aminoácido essencial (aminoácidos essenciais são os que não podem ser produzidos pelo organismo, precisam vir da alimentação) metionina, abundante no arroz.  A combinação resulta em uma mistura altamente nutritiva. São como os filhinhos e a mamãe: feitos um para o outro.
Referências:


Um comentário:

  1. Amei essa receita!!! Nunca tinha visto essas dicas de congelar o feijão assim... Legal!!!

    ResponderExcluir