Mudamos de endereço. Acesse:

http://filhinhosdamamae.com.br/

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O bebê está chegando... o que fazer nos dias finais da gestação?

Logo logo o bebê chega. Use os dias finais com ele na sua barriga para se preparar para a grande mudança de suas vidas e se deixe presentear com vários cuidados pessoais. Além de todos aqueles afazeres, como preparar as malas da maternidade, ajustes finais no enxoval do bebê, finalização do quartinho... faça coisas só para você. Aquelas coisas que, em pouco tempo, vão te parecer um grande luxo. Minhas sugestões:
  • Depilação íntima - Esse assunto é uma questão de praticidade. No pós parto o sangramento uterino é bem significativo. Apesar de alguns opositores, a depilação íntima com certeza facilita bastante a higiene da região genital no pós parto. Principalmente se o parto for transvaginal, onde geralmente é feita a episiotomia; não haver pelos nessa região facilita muito a realização dos curativos. Minha sugestão é a depilação com cera. Nesses casos acho que o sofrimento vale a pena. E como quem está na chuva é para se molhar, faça logo a brasileirinha; aquela que te deixa lisa como veio ao mundo. Pêlos no pós parto é um problema que você pode não ter.
  • Salão de beleza - corte as pontinhas, faça uma boa hidratação. Fique com cabelos de estrela.
  • Podóloga/manicure - cuide de suas unhas; melhor que pedicure, só uma podóloga. Tire todos aqueles calinhos, hidrate os pés... como médica devo sugerir que evite o uso de esmaltes. Durante sua estadia no hospital pode ser que você precise ser monitorada. Um equipamento muito usado é o oxímetro de pulso, que mede a concentração de oxigênio no sangue. Mesmo o uso de base pode interferir nos resultados deste equipamento, que usa a absorção luminosa para definir a saturação de oxigênio no sangue.
Durante a internação, você pode precisar de monitorização.
Esmaltes, mesmo transparentes, podem interferir com o resultado da oximetria de pulso.

  • Tome banhos demorados, longos... use esfoliantes, abuse de hidratantes, fique deliciosamente cheirosa. Se curta bastante.
  • Agende uma limpeza de pele com uma boa esteticista.

  • Agende também uma limpeza dentária com seu dentista.

  • Faça aquilo que você gosta, seja o que for; assista a filmes, veja o Sol se pôr, tome um banho de mar, leia revistas de viagem,  tome café da manhã e volte a dormir, ouça às músicas que você gosta (logo seu repertório será o da Galinha Pintadinha...), vá a um  restaurante romântico... curta seu tempo livre sem trabalho, sem obrigações... só relaxe.


A maternidade é um estado diferente de tudo o que já vivi. Nos traz à tona sentimentos, sensações, reações, instintos que desconhecíamos. Somos tomadas por um amor tão grande, que cresce a cada dia, e chega a dar medo de tão intenso. É uma experiência tão avassaladora que não é fácil se lembrar que, além de mães, somos seres com vida própria. Mas pelo nosso bem, pelo dos nossos filhos e pelo bem de tudo e todos a nossa volta, temos que nos esforçar para manter nossa individualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário