Mudamos de endereço. Acesse:

http://filhinhosdamamae.com.br/

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Rio de Janeiro - 1 dia de passeio. Roteiro Cultural/Histórico

Moro em uma das cidades mais lindas do mundo, mas vivo aqui há tanto tempo que acho que muitas informações seriam óbvias demais para serem colocadas em um post. Mas pensei melhor e não são não, ainda mais se estivermos acompanhados de nossos filhinhos.

Nessa semana fizemos um passeio de turista na nossa cidade. Estávamos muito bem acompanhados: além de nossa menininha, estavam nossos 2 sobrinhos e a irmã do meu amor.


Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB

O prédio é lindo, super bem cuidado, tem uma livraria ótima e as exposições costumam ser as melhores da cidade e o melhor: de graça.


Cúpula do CCBB

Atualmente (nov-2012) está com a maravilhosa mostra de impressionismo do famoso Museu D'Orsay de Paris. O acervo não é gigante mas tem muita, muita coisa boa. As filas estão imensas (há fila prioritária para bebês, idosos e pessoas com deficiência). Chegamos logo após abrir, por volta das 9:30h e a fila estava bem pequena, quando saímos vimos que já estava dando a volta no prédio. Tem obras maravilhosas, incluindo os grandes nomes: Monet, Manet, Van Gogh (dele só tem um quadro), Camille-Pissarro... A exposição vai até 13/01/2013.

Camille-Pissarro

Alfred Stevens

Uma das minhas favoritas - Gabrielle and Jean, de Renoir
 
 
Manet
 
 
Monet
 
 
Saímos de lá e fomos dar uma passada na Candelária. Uma construção muito bonita, do final do século XVIII, com arquitetura lindamente simétrica e ornamentação exuberante, envolvendo vários estilos de arte. O interior é mesmo muito bonito. Com belos vitrais, esculturas e pinturas.
  
 

Interior da Candelária
 
  
Logo atrás do CCBB, tem uma rua com bons restaurantes. Mas querímos ir à Confeitaria Colombo, na Rua Gonçalves Dias, 32.  Bem programa de turista, mas que todos nós cariocas adoramos. A influência portuguesa é muito forte na nossa gastronomia. Eu amo aqueles doces de ovos, mas tem para todos os gostos (ainda na linha portuguesa, A rabanada de lá - 7 Reais - é deliciosa; mas tem mini tortas, bombas de chocolate...). Dessa vez nós só lanchamos por lá, minha fofinha tinha comido papinha de potinho, tomou suco natural e beliscou uma comidinha ou outra na confeitaria. Já fui ao almoço por buffet de lá. Bommmm! Mas o que gosto mesmo é do chá da tarde, várias gulodices deliciosas.
 
 
Saímos de lá, fomos percorrendo as ruas do Centro, passamos pelo Teatro Municipal, pela Cinelândia e voltamos   até chegar ao Paço Imperial, um cenário de acontecimentos históricos como a aclamação de dois imperadores, D. Pedro I e D. Pedro II, o Dia do Fico (9 de janeiro de 1822) e a assinatura da Lei Áurea, pela Princesa Isabel. 


 
Praça do Paço Imperial. Bebê no canguru olhando tudo.

Dica de segurança: Infelizmente  pode ser ameaçador caminhar pelo Centro do Rio aos domingos e feriados, quando fica tudo MUITO vazio, se puder, vá outro dia. Evite também andar com celulares, câmeras e objetos de valor à mostra.  

ATUALIZAÇÃO: Recentemente uma amiga querida me apresentou um restaurante que amei. O Bistrô do Paço. Provei o melhor quiche da minha vida. E as sobremesas então?  Umas tortas perfeitas (dividimos uma de maçã e uma de damasco). A localização é ótima, o ambiente é simples e agradável e a comida é ótima. Fica a dica!
 
Fomos então para o Espaço Cultural da Marinha (Av. Alfredo Agache s/n , próximo à Praça XV) para pegar a embarcação que leva à Ilha fiscal. Palco do evento que ficou conhecido como “O Último Baile do Império".  O Castelo é lindo - todo neogótico, no estilo das construções do sul da França.
 
 
 
 
 Castelo da Ilha Fiscal
 
Detalhe da torre, com o relógio que ainda funciona.
 
 
Detalhes  do interior da Praça das Armas. Linda arquitetura neogótica.
 
 
A vista é maravilhosa, dá pra ver o centro empresarial do Rio, a ponte Rio-Niterói, o Pão de Açucar, o aeroporto Santos Dumont e os pousos e decolagens (as crianças amaram essa parte). O passeio de barco para acessar a ilha também é um ponto alto para as crianças (na verdade, não é uma ilha, pode- se chegar de ônibus ou carros autorizados pela Marinha).
 
Vista da Ilha Fiscal
 
 
Só não gosto muito do estilo "militar" do passeio. A visita é guiada e nos deixaram pouco tempo livre para curtir o local. Mas vale a pena com certeza.
 
Bebê em fuga: "Partiu! Não quero saber desse negócio de passeio guiado".
 
 Os ingressos são 15 Reais para adultos e crianças pagam meia.
 
A criançada costuma se empolgar com o helicóptero e com a visita ao claustofóbrico submarino que ficam em exposição no Espaço Cultural da Marinha.


Helicóptero - Na entrada do Espaço Cultural da Marinha. 
  
As crianças estavam cansadas, e nós ainda mais. Fomos para casa, tomamos banho, descansamos, lanchamos e ainda deu tempo de correr para ver o pôr do Sol no Arpoador.
 
 
Caminhada ao longo da praia de Ipanema.
 
Chegando ao Arpoador

Concentração na Pedra do Arpoador - todos esperando o pôr-do-Sol.
Espetáculo digno de aplausos!

Solzinho no fim da tarde. Gosto muito!!

Ver o Sol se pôr da Pedra do Arpoador: isso deveria estar entre as coisas obrigatórias para se fazer na vida. É mesmo muito lindo. Saímos de lá fomos jantar e dormimos pesadamente. Nos divertimos muito.

Um blog que amo é o da Sut-Mie, viajando com pimpolhos. Lá tem um post muito legal sobre passeios no RJ com pequenos. Confira.
 
 
 
 
 

3 comentários:

  1. Olá Carla,
    Muito obrigada por mencionar o nosso blog e post com tanto carinho!
    Adorei o passeio de vocês! Ainda não conseguimos visitar a Ilha Fiscal, está na nossa listinha!
    Vou agora dar uma olhada nos outros passeios e viagens de vcs, vc sabe que eu adoro isso, né?! ;)
    Bjs
    @viagempimpolhos

    ResponderExcluir
  2. Esse post está demais, a Helena é o bebê mais sortudo do mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luciana, um elogio deste post vindo de uma carioca tem muito valor. Mas sortuda mesmo sou eu, de ter essa fofura na minha vida. Bjs.

      Excluir