Mudamos de endereço. Acesse:

http://filhinhosdamamae.com.br/

sábado, 9 de março de 2013

POST 6 - Vou para Europa com bebê - Cuidados com a Sáude - Planejando a viagem perfeita para Europa

Imagem por Sidnei Lombardi Junior
Seguro Saúde
  • Seguro saúde - fazer um seguro por fora ou ir só com o seguro do cartão de crédito (comprando a passagem com o Visa ou Master  o seguro -  de Shengen, exigido pelos países da Europa - está incluído - você tem que solicitar a carta garantia com pelo menos 72h de antecedência da viagem. Cônjuge e dependentes menores de 23 anos são incluídos. Imprima uma cópia para cada um de vocês)?  Dúvida cruel... confesso que quando éramos só meu amado e eu, só íamos com o do cartão, sem preocupação. Mas agora que sou mãe, me preocupo demais com o tratamento de saúde que ela e nós teremos. Então resolvi adquirir um seguro extra. Li alguns relatos no viaje na viagem de pessoas que tiveram dificuldades com o seguro do cartão de crédito e não quero pagar para ver.
  • Dúvida nova: Qual o melhor seguro viagem para Europa? pesquisei bastante e escolhi fazer o da WN, a worldnomads, uma empresa dinamarquesa, que também tem escritório na Austrália. É o seguro indicado pela Lonely Planet e Nat Geo - o que já passa uma ótima impressão. É um dos únicos que cobre praticantes de esportes radicais, não é o nosso caso; me atraiu as indicações de peso e o fato de ter um preço bem melhor dos que os oferecidos aqui no Brasil e uma cobertura também melhor, tem a desvantagem de não ter escritório no nosso país, além do atendimento ser em inglês, mas  foi o que escolhi por acreditar ser o melhor. Achei interessante porque tem cobertura para coisas como necessidade de interrupção precoce ou adiamento da viagem,  responsabilidade civil contra terceiros - isso eu achei bom porque vamos alugar carro e nem o seguro do cartão de crédito, nem a taxa 2 da Hertz, que é a mais cara, cobre isso. Espero não precisar usar...
Farmácia
Reconheço que o fato de ser médica me dá uma tranquilidade a mais para viajar com um bebê (apesar de eu não ser pediatra), mas não deixe que esta preocupação te aflija muito. Prepare tudo com cuidado e há grandes chances de tudo ser perfeito.  Sugiro que consulte um clínico para você e o pediatra de seu filho antes da viagem e solicite uma receita, com dose, indicação e intervalos de uso (se possível em inglês, melhor ainda) e leve alguns medicamentos para todos.  Dê preferência a medicamentos que vocês já tenham feito uso antes, para reduzir o risco de reações adversas. É óbvio, mas vale lembrar - se alguém faz uso de algum medicamento regular, não esqueça de levar a dosagem completa para todos os dias de viagem. É sempre bom ter como contactar algum médico que você conheça aqui no Brasil para orientações gerais em caso de necessidade, logicamente a avaliação dele vai ser limitada pela distância, dificilmente ele vai poder excluir ou atestar algo com certeza, mas é sempre bom ouvir alguém em quem confiamos. Se você não tem o telefone de contato direto, não se esqueça de levar o número do consultório. As secretárias saberão como contatar o médico. Checo meus emails diariamente,  não costumo dar meu número de telefone para muitos pacientes, mas diversas vezes já passei orientações mais básicas por email. Pode ser que seu pediatra faça o mesmo. Converse com ele.
Só compre medicamentos prescritos pelo médico. Veja com o pediatra quais ítens ele considera importantes e leve contigo; pode ser muito difícil conseguir medicamento por lá sem um atendimento médico prévio. Sempre levo na farmacinha:
  • Termômetro
  • Analgésico
  • Medicamento para náuseas
  • Medicamento para Diarréia (importante levar aqueles envelopes de mistura para reidratação oral)
  • Pomada contra picadas de insetos
  • Pomada para tratamento de assadura (além das que usamos para evitar assadura)
  • Medicamento para Congestão nasal
  • Medicamento para Alergia
  • Kit básico para curativo
Vacinas

Os países da Europa não têm exigência alfandegária de nenhuma vacina. Mas certifique-se que a vacinação do seu bebê esteja em dia. Leve uma xerox da carteira de vacinação.

2 comentários:

  1. Oi meu nome é Islanne Machado é que irei em dezembro passar um mês em Portugal e estou cheia de dúvidas pois até lá minha bebê vai esta com 1 ano. Esses medicamento para náuseas, Diarréia,Congestão nasal e Alergia, precisão de receita????

    ResponderExcluir
  2. Ola Islanne. Obrigada pela visita. Peça ao pediatra da sua filha para prescreve-los. Compre aqui e leve a receita contigo.

    ResponderExcluir